Os supermercados fazem isto para que gastes mais dinheiro de forma inconsciente


Fazer compras nos supermercados tem vindo a transformar-se num desafio, com os preços a subir e os orçamentos familiares a apertar. Além disso, os supermercados usam táticas de marketing que nos incentivam a gastar mais do que inicialmente planeado.

Estar atento às prateleiras, às promoções e fazer uma lista pode ser a chave para evitar despesas desnecessárias. Assim, convém estar ciente das estratégias dos supermercados utilizam para incentivar à compra, e tentar evitar cair na tentação provocada.

1. Preços terminados em 0,99€: Apesar de ser uma estratégia conhecida, os preços terminados em 0,99€ ainda têm impacto. Muitas vezes, o cérebro interpreta 9,99€ como 9 euros, criando a sensação de um preço mais baixo.

2. Produtos que costumam ser comprados em conjunto: Itens que naturalmente combinam são frequentemente colocados perto uns dos outros, encorajando a compra conjunta, como por exemplo, frango assado e batatas fritas.

3. Aromas que despertam o apetite: Colocar estrategicamente aromas, como o cheiro a frango assado ou pão fresco à entrada, desperta o apetite e incentiva compras impulsivas. É aconselhável evitar ir ao supermercado com fome para resistir a essas tentações.

4. Distribuição nas prateleiras: Os produtos mais caros são geralmente colocados ao nível dos olhos, enquanto os mais baratos ficam em locais menos visíveis. Itens como brinquedos são colocados ao alcance das crianças para atrair a sua atenção.

5. Tamanho do carrinho: O tamanho do carrinho pode influenciar o volume de compras. Carrinhos maiores podem levar a compras impulsivas, pois oferecem mais espaço. Mesmo optar por um cesto não elimina esta estratégia, uma vez que cestos fundos dificultam a visualização total dos produtos.

6. Produtos essenciais longe da entrada: Itens essenciais, como a água, são colocados no final do supermercado, incentivando os clientes a percorrer toda a loja e a serem expostos a mais produtos.

7. Espaços sem janelas e relógios: A ausência de janelas e relógios dentro dos supermercados faz com que percamos a noção do tempo, já que "não damos pelo tempo passar nem damos conta do entardecer do dia". Sem esta perceção, acabamos por gastar mais.

8. Produtos expostos na fila de pagamento: Itens como pastilhas elásticas e chocolates, convenientemente colocados perto da caixa, são escolhas de última hora que muitas vezes são adicionadas sem muita ponderação e que acabam por impactar o preço final.


Estar consciente destas estratégias pode ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas, poupando dinheiro e evitando compras impulsivas.